Material para imprensa e mídias alternativas
Lançamento de Canções de Amor Loucura e Morte
Canções de Amor Loucura e Morte é o primeiro lançamento musical de Severo Mendes. Cada música tem só 3 instrumentos: piano, baixo e bateria e no máximo 3 vozes.
E esse é um álbum de rock.
O piano é tocado inspirado em seu uso histórico no rock, boogie oogie e blues. O baixo e a bateria seguem essas influências, mas também não se limitam a elas.
As letras orbitam os temas descritos no título, mas poderão fazer alguns desvios de órbita.
O álbum pretende ter um discurso direto, seco, pouco lírico, mas bastante literário, se valendo de figuras de linguagem, trabalhos exóticos com a palavra e com os significados. Mas pretender não é conseguir, é só o caminho pra chegar.
As oito músicas foram gravadas entre o final de 2021 e início de 2022, mas vinham sendo experimentadas em estúdio desde maio de 2020. Bebem do rock dos anos 1960, algo dos 1980 e talvez um pouco mais do final dos anos 1990 e início dos 2000. Esse pulo vintenal corresponde às ondas de amor e ódio do autor com a criação musical no rock.
As composições são todas de Severo Mendes, exceto A Estação Vazia que é música de Severo e letra de Paulo Olmedo.
A produção do álbum foi bastante restrita, inclusive por ter se dado ainda em momento de pandemia, mas também por uma concepção de projeto (e provavelmente pela desconfiança de outros músicos com o projeto). Todos os pianos e baixos foram gravados por Severo Mendes, com exceção do baixo de Semelhança, que foi gravado por Charly Sobrino. Marcião C4 foi o baterista da maioria das músicas e Rodrigo Lana fez a mixagem e masterização.
O título é uma referência a obra do escritor Horacio Quiroga, uruguaio, morto em 1937. A falta de vírgula no título também é devido ao livro do contista, que não tinha vírgula em seu original (“Cuentos de Amor Locura y Muerte”).